9h - 9h30: Recepção dos participantes
9:40 - 12h: Mesa 1 - Arte, pesquisa e dispositivos na criação imagética da paisagem
A paisagem composta como espaço crítico do começo do século XXI
Karina Dias (UnB-IdA)
Vídeo-paisagem: a medida, a imensidão
Antônio Fatorelli (ECO-UFRJ)
Modulações da imagem
<< Intervalo almoço
14h30 - 17h30: Conferência: A Paisagem Online e o Selfie, François Soulages (Paris 8 – Vincennes Saint-Denis)
9h - 9h30: Recepção dos participantes
9:40 - 12h: Mesa 1 - Arte, pesquisa e dispositivos na criação imagética da paisagem
A paisagem composta como espaço crítico do começo do século XXI
Karina Dias (UnB-IdA)
Vídeo-paisagem: a medida, a imensidão
Antônio Fatorelli (ECO-UFRJ)
Modulações da imagem
<< Intervalo almoço
14h30 - 17h30: Conferência: A Paisagem Online e o Selfie, François Soulages (Paris 8 – Vincennes Saint-Denis)
ANTÔNIO FATORELLI
É professor na graduação e na pós-graduação (PPGCOM) da ECO/UFRJ. É líder do Grupo de Pesquisa 'Fotografia, imagem e pensamento', cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, e pesquisador do Núcleo N-Imagem (ECO/UFRJ). Publicou recentemente o livro 'Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias'. Coordena o projeto 'Midiateca da ECO/UFRJ' e o ‘Laboratório de Fotografia e Imagem Digital’, da Central de Produção Multimídia (ECO/UFRJ).
APRESENTAÇÃO:
Comunicação: modulações da imagem
Pretende-se examinar, com a apresentação dos ensaios ‘Paisagens marinhas’, ‘Um mil’, ‘Paisagens invisíveis’ e ‘Reversos’, de minha autoria, os múltiplos e dinâmicos lugares endereçados ao criador, à mediação tecnológica e ao universo sensorial no âmbito da prática fotográfica.
A partir da percepção das relações diferenciais estabelecidas entre esses três domínios no âmbito de cada um desses ensaios, buscaremos observar diferentes modos de temporalizar a imagem e de configurar a paisagem.
PUBLICAÇÕES
LIVROS
Fotografia Contemporânea: desafios e tendências. Mauad Editora Ltda, 2016.
O que se vê, o que é visto. Catálogo da Exposição. Rio de Janeiro: Contra-capa, 2010.
Fotografia e Novas mídias. FotoRio, Rio de Janeiro: ContraCapa, 2007.
Limiares da imagem: tecnologia e estética na cultura contemporânea. Mauad Editora Ltda, 2006.
Fotografia e viagem: entre a natureza e o artifício. Relume Dumará, 2003
PORTFÓLIO
Um mil
O que torna possível a emergência de um sujeito fotográfico não é a reprodução de formas historicamente naturalizadas, mas o registro de uma vizinhança imaginária - e, em princípio, aleatória -, que faz surgir uma nova figura do momento e do lugar. Na fotografia, o sujeito resulta da conexão entre um aparato tecnológico produtor de olhar (neste caso, um telescópio com distância focal de 1000mm acoplado a uma câmera convencional), e um instante qualquer onde a imagem aparece em um espaço sem raiz, na distância de uma duração sempre diversa. Eis uma das maneiras de a fotografia pensar a realidade e processar um sujeito para tal realidade. Estas fotos não contam uma história, mesmo apenas esboçada, nem estabelecem, entre o autor e o espectador um vínculo expositivo. Duplos de uma origem que sempre escapa, tais figuras, no limite oscilante entre o que se ensombrece e o que se ilumina, prometem uma nova temporalidade em suspenso. Para tanto, elas solicitam de nós não a adesão fascinada mas o retraimento que lhes permita acontecer.