foto.png
sol.png
camera-1.png

2º Colóquio Internacional de Fotografia da Universidade de Brasília

A paisagem como narrativa: quando a imagem inventa o espaço

O 2º Colóquio Internacional de Fotografia e Imagem da Universidade de Brasília abrange
a fotografia, o cinema, a arte contemporânea e manifestações diversas da cultura visual. O
colóquio reúne pesquisadores que trabalham com a noção de paisagem em diferentes mídias que, embora em diálogo com a tradição, assimilaram novas questões a esse gênero pictórico. A relação com a atualidade fez com que, em boa parte da produção, o gênero da paisagem levantasse temas referentes tanto ao espaço ao redor como questões estéticas, fazendo surgir novas maneiras de representar e pensar a paisagem. 

 

Seja como mero cenário (cinematográfico), tal qual nos primórdios desse gênero pictórico, porém com maior autonomia dramática, seja como tema principal encenado por diversos tipos de câmeras (fotográfica, cinematográfica ou de vídeo), a paisagem continua a traduzir o espaço como ideal, mas também como denúncia ou como possibilidade de engendramento e pertencimento a um cenário. Estudá-la seria uma forma de refletir sobre nossas experiências com o espaço para melhor ocupá-lo. Além de sugerir questões estéticas relativas, por exemplo, à posição do espectador, ao formato da tela, à imersão na obra, à tecnologia que permite filmar em condições de luz antes impensáveis e os consequentes efeitos dramáticos alcançados, a paisagem é principalmente um exercício de cidadania. Em um momento em que a questão ambiental assume uma urgência na política econômica, refletir sobre a paisagem recriada em imagens eletrônicas é também uma forma de convocar a atenção do público acadêmico e externo à universidade para o espaço que nos pertence. 

 

Por fim, esse evento coloca os pesquisadores locais (da UnB, UCB, UniCEUB) em contato com outros pesquisadores de outras instituições (UFRJ, UFMG, PUC-GO, UFC, UNIFESP, Université Paris 8, University of Vienna, Boston College), artistas e profissionais de mercado. A divulgação dessas pesquisas, no Colóquio, abre também a universidade a novo público, para quem as revistas acadêmicas são muitas vezes inacessíveis, além de enfatizar a imagem como uma forma de veicular ideias e pensar a contemporaneidade. Um portfólio de pesquisadores que têm uma produção visual é também apresentado no site como testemunho de que a pesquisa sobre o tema da paisagem pode ser traduzida tanto em texto acadêmico quanto em imagens. Isso pode ser verificado também no tema de algumas das apresentações, que tratam do próprio trabalho dos pesquisadores com imagens.


* Agradecemos à equipe de alunos de graduação da Faculdade de Comunicação da UnB que, sob a coordenação de S. Dobal, realizaram a identidade visual do evento, o site e a divulgação em diversas plataformas nas redes sociais.

Susana Dobal e Rafael Castanheira (organizadores do Colóquio)

PPG - FAC/UnB
Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília
Linha de Pesquisa: Imagem, Estética e Cultura Contemporânea
Grupo de Pesquisa: Narrativas e Experimentações Visuais


Comissão Organizadora: Susana Dobal, Rafael Castanheira e Rose May.


Comissão Científica: Rafael Castanheira, Susana Dobal, Rose May, Antônio Fatorelli, Patrícia Franca Huchet.


Palestrantes: Antônio Fatorelli (UFRJ), Denise Moraes (UnB), François Soulages (Université Paris 8), Gabriela Freitas (UnB), Karina Dias (UnB), Lourenço Cardoso (UniCEUB), Luzo Reis (UnB), Mariana Capeletti (PUC-GO), Nana Brasil (UnB), Patrícia Franca Huchet (UFMG), Rafael Castanheira (UCB), Rose May (UnB), Susana Dobal (UnB), Ronald de Jesus (UnB), Klaus Speidel (University of Vienna), Yanet Aguilera (Unifesp), Ernesto Livon Grosman (Boston College).


Equipe de produção visual/divulgação: Christine Santos, Luiz Fernando Fernandes e Sarah Farias

Consultoria e apoio em eventos acadêmicos: Adélia Vaz e Márcia Rios (AM Consultoria ).