Luzo_04 (1).jpg

LUZO REIS

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela mesma Universidade, na linha de pesquisa: comunicação e mediações culturais (2012). Doutorando em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (Ano de ingresso: 2018) com pesquisa em Fotografia Documental Contemporânea. Produtor Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso, fotógrafo e documentarista.

APRESENTAÇÃO
Expondo as sombras: paisagens noturnas da fotografia de GEORGES BRASSAÏ, CLÁUDIA ANDUJAR E ANTOINE D'AGATA 

Partindo da obra de alguns fotógrafos que trabalharam com a noite (como George Brassaï, Cláudia Andujar e Antoine D’Agata) discutiremos como a imagem fotográfica criou ao longo do século XX paisagens e estéticas noturnas. Se a noite foi valorada como algo negativo pela razão iluminista e pelo cientificismo moderno - lugar do descaminho, do improdutivo, da falta de objetividade e da perdição - ela é revalorizada na obra desses fotógrafos enquanto espaço de novas sensibilidades e potencialidades. A partir de imagens polissêmicas e contestadoras da suposta objetividade da fotografia, esses trabalhos chamam a atenção para a lascívia, a animalidade e a espiritualidade não enquanto aspectos desviantes, mas como marcas de subjetividades que reivindicam por outros caminhos seu espaço no mundo.

PORTFÓLIO

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Santos da Baixada

Essas são algumas fotos de um projeto meu em parceria com o fotógrafo Antônio Siqueira que está atualmente em exposição em Mato Grosso. O projeto se chama Santos da Baixada e todas as informações sobre o mesmo, inclusive os textos do catálogo, estão disponíveis no site www.santosdabaixada.com. A exposição tem 60 imagens no total e fiz uma pequena seleção de 10 imagens minhas e de Antônio. Como a professora Susana pediu para enviarmos algo até o dia 04/Jan envio essa pequena seleção prévia, pois é o último dia antes dessa data que terei acesso a um notebook. Como estou fora do país de férias, pretendo escrever algo mais elaborado especificamente para o colóquio mais pra frente. Contudo, para adiantar a construção do site e outros materiais penso que isso já ajuda.